Parcerias estratégicas

Saiba o valor de estabelecer alianças no mercado

Por Alexandre Velilla Garcia, CEO do Cel.Lep e sócio-fundador da construtora QUEST e da Flex Interativa

Quem nunca ouviu a expressão “a união faz a força”? Apesar do clichê, ela representa com fidelidade a importância de firmar parcerias quando o assunto é inovação e crescimento. Em um universo cada vez mais competitivo, compartilhar conhecimento e acelerar projetos pode ser o fator-chave de uma provável mudança de patamar da empresa.

No entanto, você pode se perguntar: se ter parceiros é tão bom, por que tantos empresários ainda hesitam em sair do lugar comum e abraçar esse leque de possibilidades? A resposta está nos obstáculos de sair da zona de conforto e aceitar riscos. O medo é um dos maiores empecilhos. É preciso destacar que esse receio não tem fundamento teórico. Muito menos prático. Afinal, a reunião de diferentes visões de mundo e de propósito organizacional pode ser uma grande vantagem.

Ao pé da letra

Quando paramos para observar a terminologia da palavra “parceria”, identificamos aquilo que serve como parâmetro para qualquer tipo de cooperação entre empresas. Eis o mote: reunião de indivíduos para alcançar um objetivo comum. Em resumo: todo pretexto para a colaboração entre duas partes tem a finalidade de fomentar situações em que ambas possam sair ganhando e, no limite, conquistar resultados.

Se no imaginário é assim que funciona, como aplicar esses conceitos na prática, no cotidiano empresarial repleto de vários desafios? De início, é essencial fomentar um novo tipo de modelo de gestão, com uma cultura interna que priorize hábitos colaborativos, inclusive entre empresas de setores distintos e com culturas diferentes.

Nessa etapa, o papel do CEO é muito importante. Ele é o líder e a referência. Com os pilares internos construídos, a adaptação de sua empresa a influências externas será muito mais natural e harmoniosa. Isso garante a aceitação total e a captura dos benefícios.

Métodos diferentes x Objetivos semelhantes

Uma parceria entre marcas, quando firmada, tem o potencial de abrir inúmeras portas. Além disso, novos métodos de trabalho são agregados. Esse compartilhamento vai além do enriquecimento profissional. Trata-se da obtenção de uma visão macro do mercado e também de soluções inovadoras e até disruptivas. O simples fato de ter sua empresa associada a outra companhia já pode aumentar a visibilidade de seu negócio de forma considerável.

Além disso, é possível projetar uma movimentação intensa no volume de potenciais clientes. Afinal, você poderá ofertar seu produto ou serviço para os públicos de seus parceiros. Portanto, um modelo renovado de comunicação e marketing deverá ser considerado. Outra tendência é a otimização dos processos internos, devido ao auxílio que empresas parceiras deverão trocar entre si.

Conclusão

Simplificar caminhos e construir pontes acelera o crescimento, fortalecido por inovação e excelência. Mas tal estratégia deve passar, obrigatoriamente, por três atributos: perspicácia, ousadia e determinação.

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