Pense em projetos sociais para trabalhar após a sua carreira executiva
Por João Marcio Souza, CEO da Talenses Executive
É certo que perante um cenário de crise como o que vivemos com a COVID-19 planejar o futuro se torna algo mais difícil. No entanto, agora mais do que antes, cada ação que você projeta ou executa, é ainda mais significativa. E o planejamento da aposentadoria para a alta liderança pode começar a ser mais presente neste momento para uns, ou surgir para outros.
A maioria já tem planos muito claros de como aproveitar e continuar contribuindo com a sociedade após deixar o trabalho, e engana-se quem pensa que os sonhos destes executivos se limitam ao do negócio próprio ou ao “dolce far niente”, de fato pausar e relaxar. Uma pesquisa realizada pela Talenses Executive apontou que a maioria dos executivos cogita o trabalho social como forma de viver uma aposentadoria ativa.
De acordo com o estudo realizado com 130 profissionais do C-Level, entre diretores, vice-presidentes e presidentes de corporações, 76% dos executivos demonstraram interesse em desenvolver ou participar de atividades relacionadas a projetos sociais após o encerramento da carreira corporativa. Entre os que têm interesse no trabalho social, 42,7% enxergam a prática como uma forma de contribuir com a sociedade, retribuindo as oportunidades que lhes foram dadas ao longo da vida. A maioria, 66%, também entende que os projetos voltados à educação seriam os mais adequados para essa etapa da vida.
A sensação de dever cumprido costuma vir acompanhada de um sentimento de retribuição, e é assim que grande parte dos executivos de alto escalão se sentem ao encerrar uma carreira. Soma-se a este sentimento uma responsabilidade social que muitas vezes já faz parte da vida pessoal deste profissional, e observamos estes projetos se intensificando, prosperando e fazendo a diferença para a sociedade.
Com os brasileiros vivendo mais, na última década vivenciamos um número cada vez maior de aposentados plenamente ativos e cheios de planos. Com saúde, jovialidade, boas condições financeiras e tempo de sobra, podendo assim, o momento da aposentaria de um executivo C- Level ser o ideal para resgatar sonhos antigos que haviam sido atropelados pela carreira. É a hora em que muitos profissionais param e refletem sobre as mudanças que gostariam de ver no mundo, sobre as oportunidades que poderiam ter tido no início da carreira, as dificuldades do caminho e percebem que sua experiência pode contribuir para a sociedade.
Anos e anos de intensa atividade profissional e uma rotina acelerada não muda facilmente, e o lado emocional pode pesar assim que a euforia de um período de relaxamento e diversão dá lugar a sensação de tédio e falta de produtividade. Ocupar a mente e o tempo com algo que beneficie um grupo de pessoas é gratificante para quem faz e inspirador para os executivos que ainda estão longe de se aposentar.
Seja qual for o seu projeto de vida para o período de aposentadoria, o importante é que você tenha um. E principalmente, que esteja preparado para o mundo que virá após esse grande momento de incerteza, pois as suas decisões podem contribuir com um mundo próspero e esperançoso. Adjetivos que em tempos sombrios como este que estamos vivendo fazem mais sentido do que nunca.