O Suzuki Swift sport chega ao Brasil na versão top de linha e com desempenho esportivo.
Por Henrique Skujis
Ele nasceu em 1983. Chamava-se Cultus. No ano 2000, prestes a atingir a maioridade, mas já maduro e consolidado como um fenômeno de vendas, teve o nome mudado para Swift. Ao longo desses 32 anos de vida, conquistou 155 premiações em 32 diferentes nações. Foi eleito o melhor carro do ano por 17 vezes, sendo quatro delas no Japão. Suas vendas em 146 países superam as 3,9 milhões de unidades. Em novembro, um novo capítulo da história do hatchback da Suzuki começou a ser escrito. Importado do Japão, o carro chegou ao Brasil nas suas duas versões mais completas e, digamos, apimentadas: a Sport e a Sport R.
A ideia é colocar à disposição do motorista um modelo compacto por fora (3,89 metros), espaçoso por dentro (2,43 metros de entre-eixos) e com uma tocada pra lá de esportiva. O motor do Swift é o 1.6 de 142 cavalos. Aliada ao peso baixo do carro (1.065 quilos), ao sistema de admissão variável (VIS) e ao comando de válvulas variável (VVT), essa potência faz do Swift Sport um veículo de uma agilidade incrível e uma força que merece respeito. A relação peso/potência é de apenas 7,5 kg/cv – melhor, por exemplo, que a do Audi A1 (9,8 kg/cv), um de seus concorrentes. “O Swift Sport traz a combinação perfeita entre esportividade e conforto para o dia a dia”, diz Luiz Rosenfeld, presidente da Suzuki Veículos do Brasil.
Essa mescla exaltada pela marca também se dá graças à transmissão manual de seis marchas, que proporciona melhor aceleração e contribui para que o motor trabalhe sempre na melhor faixa de desempenho e consumo. A versão R, mais esportiva, foi desenvolvida por engenheiros da Suzuki no Brasil. Traz cor diferente para o teto e para os espelhos retrovisores – entre as combinações possíveis estão branco com grafite, amarelo com grafite, grafite com vermelho e preto com vermelho.
O Swift Sport R tem, entre os itens opcionais, pneus de alta performance, rodas de liga leve 17 polegadas, kit multimídia e sistema de navegação por GPS, além de sensor de estacionamento. O conforto é aumentado com ar-condicionado digital automático, comando de áudio, bluetooh e cruise control no volante, com CD Player e USB.
No quesito segurança, o hatch esportivo da Suzuki traz seis airbags – além dos dois obrigatórios frontais, dois de cortina e dois laterais. O sistema de freios conta com sistemas ABS (antibloqueio), EBD (distribui a força de frenagem) e BAS (amplifica a força de frenagem em situações de emergência). Outras siglas que aumentam a segurança de todos a bordo são TECT e ESP. A primeira significa Tecnologia Total de Controle Efetivo e incorpora maior rigidez da carroceria, construída com aços especiais. A arquitetura com pontos de deformação programável oferece mais segurança em caso de colisão. Tais características fazem com que o modelo tenha cinco estrelas no Euro NCAP. Já o ESP (Electronic Stability Program) modula torque e frenagem em condições de escorregamento. Outro destaque é o controle de tração (TCS), que reduz o torque do motor e, em conjunto com o ESP, atua no freio da roda que está perdendo tração. Assim, o condutor mantém o controle do carro mesmo em pisos de baixa aderência. Por tudo isso – e também pelo preço a partir de R$ 76.490 —, o Suzuki Swift Sport chega ao Brasil com credenciais para roubar potenciais clientes de carros como o Audi A1, o Mini Cooper S o Citroën DS3 e o Volkswagen Golf.