Inovar é preciso. Sempre!

Inovar é preciso. Sempre!

A posição de CEO está passando por uma transformação rápida e irreversível.
Cenários cada vez mais desafiadores vêm tirando o sono desses executivos
nos últimos anos.

Por Alexandre Velilla Garcia,
CEO do Cel.Lep e sócio-fundador da Valor Real

A missão não é fácil: gerir uma companhia nesse mundo moderno impactado por quatro adversários que os americanos definiram como VUCA, a sigla em inglês para Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade.
Com a brutal transformação digital, os líderes do século 21 têm buscado estratégias que façam de suas empresas inovadoras de verdade – e, assim, competitivas.

Por outro lado, o maior obstáculo de todo esse processo é a dificuldade que as companhias têm em lidar com mudanças profundas de gestão.

Neste sentido, vale destacar O Caminho para o Topo, estudo realizado pela Consultoria Internacional Korn Ferry. Nele, estão os principais desafios do cargo de CEO: redirecionamento estratégico da empresa, promoção da transformação cultural e aumento de sua eficiência operacional. A partir dessas ideias, vale pontuar aqui algumas estratégias:

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• Identificar pontos fortes e oportunidades: ao analisar todo o ambiente interno e
externo do negócio, dá para identificar pontos fortes e questões a melhorar em sua
equipe e serviços. Nessa estratégia, deve-se listar todas as oportunidades e também
ameaças à empresa. Para isso, as pesquisas de mercado são as melhores ferramentas
para traçar ações mais assertivas.

• Definir a identidade da companhia: estabeleça a essência da empresa: missão,
visão, valores e propósito. Esse exercício é fundamental para comunicar a sua identidade
a colaboradores, parceiros e clientes. Os objetivos, assim, ficarão muito mais
claros para a sua equipe.

• Promover uma real e genuína transformação cultural: estabelecer uma nova
mentalidade empresarial é o ponto de partida para qualquer mudança. Deve-se estimular
e inspirar todo o time com ações que promovam a transformação do mindset.
Ações práticas devem permitir novos desafios e criatividade. Assim, o ambiente se
torna mais colaborativo, dinâmico e eficiente.

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• Monitorar os resultados: para o sucesso de qualquer projeto, um monitoramento
contínuo é indispensável. Afinal, os resultados permitirão pensar nas melhores
ações e alinhar os objetivos da corporação com todo o seu time.

Ao pegar a estrada da inovação, o CEO precisa ter consciência da sua importância.
Tem de ser um líder de verdade, para promover mudanças e convencer a todos da
importância delas. No topo da sua lista de tarefas, está o incentivo ao time na hora de
lidar – e vencer – novos desafios. Para isso, precisa assumir o papel de líder inspirador.
Ao se sentir importante e reconhecido, cada colaborador vai se desdobrar
para ser um profissional melhor e vestir a camisa da empresa.

Considerado o pai da administração moderna, o professor e escritor austríaco
Peter Drucker (1909-2005) tem uma frase que define bem a nossa busca por
inovação: “Onde quer que você veja um negócio de sucesso, pode acreditar que
ali houve, um dia, uma decisão corajosa”. Em outras palavras: se a inovação é
o motor, a coragem é o combustível. TP

Alexandre Velilla Garcia,
CEO do Cel.Lep
e sócio-fundador da Valor Real
Construções, é economista
com pós-graduação em management pelo
ISE/IESE-University of Navarra
velillagarcia@uol.com.br

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