Em 2021, as empresas têm de internacionalizar seus negócios
Por Leonardo Freitas, CEO da Hayman-Woodward
Sim, o mundo ficará mais globalizado. A integração econômica faz parte de um novo contexto histórico e, por isso, a necessidade de internacionalizar negócios nunca ficou tão relevante. Apesar do grande contraponto que estamos vivenciando com a pandemia, nunca o mundo esteve tão aberto à expansão de negócios tendo a internet uma grande aliada para essa conexão.
O que percebemos é que os executivos sempre nutriram a vontade de conquistar novos mercados; mas o medo do desconhecido e a ideia de investimentos estratosféricos traziam insegurança para estes sonhadores. O fato é que a pandemia chegou para dar este pontapé e facilitar ainda mais a realização de sonho empreendedor.
Nos últimos cem anos, os Estados Unidos cresceram de forma avassaladora, por conta justamente das oportunidades que o país oferece aos empreendedores; sejam eles pequenos, médios e grandes. “We are open for business.” Esse sempre foi o mantra da economia americana. Temos que entender de uma vez por todas que os americanos querem e apreciam empresas estrangeiras e principalmente as brasileiras que se estabelecem em terras americanas.
Temos casos de sucesso como o Grupo Gerdau, Embraer, Citrosuco, Bauducco, Tramontina, Grendene e tantas outras que atuam fortemente no mercado norte-americano. Dados recentes da APEX revelaram que 70% das empresas brasileiras em território americano estão estabelecidas na Flórida. O segundo maior estado que recebe os nossos irmãos empresários brasileiros é o Texas.
Esta presença mostra o quão é importante dolarizar a receita de qualquer negócio e isso não é um privilégio apenas para os grandes e sim para os pequenos e startups que buscam uma economia mais sólida e proteção jurídica nos contratos. Os Estados Unidos não são só o destino para empresas, mas a forma pela qual a sua companhia vai aprender a ser um player global, com boas práticas de negócios e boa competitividade. Cerca de 1/5 das exportações dos EUA para o mundo são de empresas estrangeiras estabelecidas em solo americano.
Antes, apenas grandes empresas expandiam-se para o mercado global, pois eram as únicas a conseguirem altos investimentos que esse tipo de operação demandava. Hoje, pequenas e médias empresas internacionalizam os negócios, não apenas para os EUA, mas também para os Emirados Árabes, Hong Kong e Singapura. A globalização abriu as fronteiras para ideias, pessoas, tecnologia e conhecimento.
Uma dica importante para que a internacionalização tenha sucesso: além de ter uma boa ideia de negócio, é imprescindível que o plano desse negócio esteja realmente bem alicerçado, principalmente no quesito financeiro. Quando falamos em internacionalizar, o planejamento tributário é um componente importantíssimo para o sucesso deste novo business. A contratação de profissionais capacitados também é muito relevante, mas entender o cenário mercadológico evitará que prejuízos derrubem este investimento nos primeiros anos.
Para quem planeja aportar negócios nos Estados Unidos este é o melhor momento. No último dia 20, o Presidente Joe Biden tomou posse na Casa Branca e imediatamente assinou 12 ordens executivas que resultarão num ânimo positivo para o aumento das relações comerciais entre países. A visão democrata do novo presidente vai contribuir para que o mundo volte a trocar divisas com maior intensidade.
O desenvolvimento sempre avança com este fomento nas relações de negócios e isso a própria história nos revela; o isolamento de mercados em nada contribui para o crescimento de uma sociedade. Estamos otimistas neste sentido de que o mundo volte a girar novamente, e você, empreendedor, faz parte desta importante engrenagem.