A linha 2016 leva a Mitsubishi a um novo patamar.
Calibre o ACC, confie no FCM e boa viagem. Vamos às legendas. ACC é Adaptive Cruise Control. FCM é Forward Collision Mitigation. São dois dos mais avançados itens de tecnologia da indústria automobilística presentes na linha 2016 do New Outlander. O crossover da Mitsubishi, já à venda nas concessionárias, chega com um pacote de equipamentos de segurança e conforto para seguir fazendo jus ao aposto “o mais moderno carro já produzido em série pela Mitsubishi”.
Veja o que o ACC faz por você. Em resumo, ele acelera e freia o carro automaticamente. Trata-se da geração mais recente do tradicional controlador de velocidade. Além de manter a velocidade desejada, ele freia o carro quando um veículo mais lento aparece, para manter uma distância segura. Tudo isso sem que você pise no pedal de freio ou reduza a marcha. Se o carro da frente voltar a acelerar, o New Outlander ganha velocidade automaticamente, sem necessidade de pressionar o acelerador.
Para segurança semelhante no trânsito urbano, o crossover da Mitsubishi tem o já citado FCM. Na iminência de uma colisão dianteira, dessas comuns no anda-e-para da cidade, o sistema faz soar um sinal e, caso o motorista não acione o freio, para o veículo completamente. Outras tantas tecnologias presentes no New Outlander alçam o carro ao topo da pirâmide do mercado automobilístico. Mas, antes de tratar delas, vale relembrar a história deste carro nascido em 2001 com o nome de Airtrek. Ele foi pioneiro em um conceito que virou referência na história da indústria automobilística mundial, o do crossover – veículo que flutua com destreza e valentia no asfalto e na terra e atende de jovens ávidos por aventura a famílias em busca de conforto na cidade. Em 2005, o carro trocou de nome – de Airtrek para Outlander – e mudou radicalmente de cara. Lançada no Salão de Genebra de 2012, a nova geração do veículo chegou ao Brasil já no ano seguinte. Foi batizada de All New Outlander, tamanha a mudança no visual, no conjunto motor-câmbio, na tecnologia embarcada e no conforto a bordo.
Agora, na linha 2016, o Outlander ganhou mais uma respeitosa remodelação. Nada menos do que 100 inovações foram feitas para mantê-lo na vanguarda da indústria automobilística. Tais aperfeiçoamentos vão de detalhes no design à sintonia fina na suspensão. Da melhoria no isolamento acústico ao incremento no desempenho. Das rodas de liga leve redesenhadas a uma nova opção de motor. O New Outlander é o primeiro crossover movido a diesel trazido pela Mitsubishi ao Brasil. THE PRESIDENT acelerou o novo carro no autódromo Velo Città, construído pela Mitsubishi em Mogi Guaçu (SP), e nas estradas que ligam o autódromo à cidade de Holambra. Além de provocar o funcionamento do ACC e do FSM, foi possível ver detalhes como LDW (Lane Departure Warning). Por meio de uma câmera, o sistema percebe qualquer mudança involuntária de faixa e faz soar um sinal para que o condutor corrija a trajetória a tempo.
Durante o teste, quando os raios de sol rarearam, os faróis se acenderam sozinhos. O mesmo aconteceu com o limpador do para-brisa aos primeiros pingos de chuva. Ao engatar a ré para estacionar o carro em Holambra, a tela do sistema multimídia exibiu as imagens da traseira do carro, tornando a manobra muito mais fácil e rápida. Na hora de ligar o veículo e voltar à estrada, bastou apertar um botão no painel para escutar o ronco suave do motor. Também tivemos o prazer de avaliar o novo propulsor diesel 2.2 de quatro cilindros e 165 cavalos.
Três pontos chamaram a atenção. O primeiro deles foi a força em baixas rotações proporcionada pelo torque de 36,7 kgf.m, disponível já entre 1500 e 2750 rpm. Quando se pisa no acelerador, a resposta é imediata. Os outros dois pontos dignos de nota do novo motor são o impressionante silêncio e sua vibração quase imperceptível. Ou seja, trata-se de um motor com a força de um diesel e com o melhor de um motor a gasolina: baixo nível de ruído e funcionamento suave.
Os demais motores disponíveis nas versões do New Outlander – o 2.2 (160 cavalos, tração dianteira) e o 3.0 V6 (240 cavalos, tração 4×4) – passaram por aperfeiçoamentos que elevaram o desempenho e reduziram o consumo. Destaque para a relação peso/potência de apenas 6,6 kg/cavalo do motor 3.0 V6, que leva a versão GT aos 100 km/h em 8,7 segundos e a uma velocidade máxima de 220 km/h. Nas três motorizações, o carro vem com os úteis paddle shifters (“borboletas” atrás do volante para a troca de marchas). Nas versões 3.0 V6 e 2.2 diesel, basta acionar um botão no console para selecionar três opções de tração conforme o piso e as condições da estrada: Eco, Auto e Lock.
A primeira mantém a tração preferencialmente em 4×2. A segunda tem predileção pela 4×4. E a terceira é 4×4 em tempo integral. O câmbio das versões a diesel e V6 a gasolina tem a tecnologia Invecs-II, que analisa o modo de dirigir de cada motorista, tornando as trocas de marchas mais suaves. A versão 2.0 é equipada com câmbio CVT de nova geração e sistema Invecs-III.
Do lado de fora, é perceptível o esmero dos designers. O carro manteve seu visual inconfundível, mas ganhou traços mais modernos. Para-lamas e para-choques mudaram, com novos faróis e uma entrada de ar maior. Os faróis passam a contar com luz de iluminação diurna de LED, aumentando a segurança.
No interior, a sofisticação fica evidente. Os bancos de couro, preto ou bege, receberam costura mais suave. O volante, onde se esconde um dos nove airbags do carro, também está entre os 100 aperfeiçoamentos recebidos na linha 2016: além do acabamento de couro e de trazer os controles do som e do ACC, ganhou empunhadura mais anatômica. Nove airbags? Sim. Dois dianteiros, dois laterais, quatro de cortina e um para o joelho do motorista. Falando em segurança, é preciso citar os controles de tração (ATC) e de estabilidade (ASC), que minimizam o risco de derrapagem. A eficácia dessas duas siglas pôde ser comprovada nas curvas do Velo Città: mesmo forçando a barra e cometendo leves barbeiragens, o New Outlander manteve a trajetória. Por essas e por outras (como o conceito Rise, que absorve o impacto e oferece uma célula de segurança para os ocupantes), o carro recebeu a pontuação máxima dos principais institutos de segurança automotiva do mundo: NCAP, ANCAP e JNCAP.
Seus ocupantes terão muitas gentilezas a bordo. O computador de bordo segue com 13 funções. O sistema multimídia, com tela de 7 polegadas, traz GPS, Bluetooth, áudio streaming, USB e o DIS (Dynamic Information System), com acelerômetro, bússola e indicações da aceleração lateral, da inclinação frontal e da altitude. Duas dúzias de porta-objetos estão espalhados pelo carro. O New Outlander tem ainda a opção de uma terceira fileira de bancos, elevando a capacidade para oito pessoas. Com os bancos rebatidos, o porta-malas acomoda 1600 litros. Até mesmo a abertura da tampa do porta-malas mudou: ela agora abre 3,7 centímetros a mais para facilitar a colocação e a retirada de bagagem. Mais uma gentileza de um carro que virou sonho de consumo. Com três anos de garantia sem limite de quilometragem, o New Outlander custa a partir de R$ 114.900.